Iniciou hoje o Simpósio do 48º Encontro Cultural de Laranjeiras
05/01/2023 - 17:55:55

Teve início na manhã desta quinta-feira, 5, o Simpósio do 48º Encontro Cultural de Laranjeiras. Até sábado, 7, o evento promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), reunirá pesquisadores e folcloristas de todo o Brasil para debater e compartilhar conhecimentos sobre a cultura popular.

Nesta edição do simpósio a grande homenageada é a professora, historiadora, pesquisadora, folclorista e teatróloga, Aglaé D’ávila Fontes. Ela é uma das principais contribuintes para o fortalecimento artístico e cultural do estado, e que se envolve na organização do Encontro Cultural de Laranjeiras desde as suas primeiras edições. A professora Aglaé é licenciada em Filosofia, pós-graduada em Educação Musical e integrante da Academia Sergipana de Letras.

Durante a abertura do simpósio receberam o título de cidadãos laranjeirenses o ator Lindolfo Amaral e a professora Aglae Fontes, mais uma homenagem pra ela.

O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca) enalteceu os homenageados e as suas contribuições para o fortalecimento do encontro cultural enquanto evento de fomento à cultura e fez um resumo da importância de Laranjeiras para o setor.

“Somos um município rico em patrimônios materiais e imateriais e em manifestações folclóricas. Por isso, temos que fazer uma festa à altura. Durante os sete dias de encontro cultural temos em Laranjeiras o ponto de encontro de personalidades, pesquisadores e amantes da cultura, e tudo isso em nosso simpósio. A professora Aglaé é uma grande personalidade, uma autêntica estudiosa do nosso folclore, é uma peça-chave do encontro cultural. Lindolfo Amaral, este ator que fez e faz história, sempre teve e terá Laranjeiras como palco. A ambos, nossas boas-vindas como filhos ilustres de nossa terra”, destacou o prefeito.

Juca ressaltou ainda que só em Laranjeiras se tem apresentações de teatro, dança, grupos folclóricos, festivais de música, shows de artistas locais e nacionais, oficinas, mostras e exposições., num só evento. “É uma diversidade grande, que contempla todos os públicos e gerações. Este evento me remete à infância e à adolescência, já aprendendo a curtir e valorizar a cultura do meu povo laranjeirense e, hoje, tenho o privilégio de ser prefeito da minha cidade e realizar o maior encontro cultural de todos os tempos”, enfatizou o gestor.

O vice-governador e Secretário de Estado da Educação e Cultura, José Macedo Sobral (Zezinho Sobral), que é de Laranjeiras, esteve na abertura do Simpósio e ressaltou a importância do Encontro Cultural e da homenagem à Aglaé Fontes e a Lindolfo Amaral.

Outras autoridades se fizeram presentes neste primeiro dia de Simpósio, como o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Igor Albuquerque, o presidente da Câmara de vereadores, Adriano Carvalho e demaisrepresentantes do legislativo municipal, além da presidente da Funcap, Conceição Vieira, secretários municipais, entre outros.

O Simpósio do 48º Encontro Cultural prossegue até sábado. Confira a programação;

Dia 6 de janeiro (sexta-feira)

9h: GT 2 – “O Teatro Popular e sua pluralidade”

“Hermilo Borba Filho e o Teatro Popular do Nordeste” – Leidson Ferraz/PE

“Elementos animados no contexto poético das manifestações artísticas populares do Meio-Norte e Nordeste do Brasil” – Tácito Borralho/UFMA

“A batalha dos Lambe-sujos e Caboclinhos” – Mesalas Ferreira Santos/Faculdade Pio Décimo/SE

Coordenador do GT: Lindolfo Amaral/SE

10h30: Encontro com Mestres dos Saberes:

Mestra Marilene/Reisado São José – Japaratuba

Mestre Zé Rolinha/Chegança Almirante Tamandaré – Laranjeiras

Dona Ione/Parafusos – Lagarto

Coordenação: Ana Karina Calmon de Oliveira Rocha/UFS

11h30: GT 3 – “Teatro de Rua: Arte Pública, inspirações populares”

“Imbuaça: 45 anos de resistência pelas ruas do Brasil” – Lindolfo Amaral/SE

“A experiência do Grupo Joana Gajuru/Maceió-AL” – Waneska Pimentel/UFAL

“O Teatro de Rua na Bahia” – Fabrício Silva de Brito/BA

Coordenação: Rogério Alves/CEC/SE

14h30 Talk: “Mais que resgatar tradições, resgatamos pessoas!”

Ricardo Carmo/RJ e Yérsia Assis/SE

Apresentação dos documentários:

“O Ano que a onça descansou” (tempo: 15 minutos) – Direção: Geilson Gomes e Yérsia Assis

Documentário: Mestres do Povo – Especial 10 Anos! (tempo: 60 minutos) – Direção: Ricardo do Carmo.

Dia 7 de janeiro (sábado)

9h: GT 4 – “Gestão Cultural e as Culturas Populares”

Representante da Funcap

Representante do Conselho Estadual de Cultura

Representante da Prefeitura de Laranjeiras

Representante da Funcaju

Coordenação: Fernando Aguiar/UFS/Conselho Estadual de Cultura

10h30: – “Encontro com Mestres dos Saberes”

Neilton Santana/Grupo São Gonçalo/Laranjeiras

José Roberto Santana/Reisado Baile Estrela/Moita Bonita

Coordenação: Leomax Célio da Silva Santos/SE

11h: Comunicações

“Mestre Cheiroso chegou”: a formação artística e pedagógica do brincante Augusto Barreto” – Gustavo Floriano/SE

“Cotidiano e Relações Sociais no Guerreiro Treme-Terra, na Cidade de Penedo/AL” – Mariane Andrea/AL

“São Gonçalo da Mussuca em transformação: os impactos causados por Festivais Culturais em grupos populares” – Denisson Cleber/SE

“Cultura Popular e Educação Estética: um estudo sobre o Pastoril” – Edcley Vasconcelos/SE

Coordenação: Denio Azevedo/UFS

12h: “Moções e Escolha do tema do próximo Simpósio”.

Coordenação: Igor Albuquerque/SE

Presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Fotos: Raul Alexandre.