Juca comemora sucesso do Encontro Cultural e destaca apoio da UNIGEL
10/01/2023 - 09:42:59

O 48º Encontro Cultural de Laranjeiras foi considerado o maior de todos os tempos, tanto pelos laranjeirenses, quanto pelos turistas que visitaram a cidade nestes sete dias de festa. Quem também comemorou foram os comerciantes locais e vendedores ambulantes, que faturaram uma renda extra neste período.

A festa termina com a sensação de quero mais e, em 2024, a Prefeitura promete repetir o mesmo sucesso na 49ª edição. É neste período que Laranjeiras mostra ao mundo seu potencial turístico, já que milhares de pessoas passaram pela cidade em cada de evento.

Foram mais de 200 atrações, entre apresentações de teatro, dança, música instrumental, sarau, grupos folclóricos, shows artísticos com bandas locais e nacionais, procissão e exposição, ou seja, o que há de melhor sobre cultura popular. Quem compareceu, não viu apenas as riquezas culturais de Laranjeiras e de Sergipe, mas também de várias partes do Brasil.

Em um evento grandioso como o Encontro Cultural, pesquisadores, estudiosos, brincantes e amantes da cultura popular se encontraram nas ruas da cidade histórica, que é um museu à céu-aberto, assim como, durante o simpósio, que debateu temas relevantes de preservação e valorização cultural. Aliás, nesta edição, os brincantes e mestres da cultura popular elogiaram o empenho da equipe da Prefeitura, que não mediu esforços para proporcionar a todos um espetáculo de valorização, principalmente das riquezas culturais locais.

As turistas baianas Isabella Ferreira e Paula Oliveira estavam encantadas com as riquezas culturais e não desgrudavam os olhos dos grupos folclóricos. “Já tínhamos ouvido falar do encontro cultural de Laranjeiras, mas esta é a primeira vez que vivenciamos uma festa tão grandiosa e linda, com uma riqueza cultural enorme”, disse Isabella.

Paula Oliveira completou os elogios ao encontro cultural e ressaltou: “Juntas, acompanhamos os grupos na rua, nos palcos, assistimos apresentações de teatro e dança e, com certeza, no próximo estaremos aqui novamente e vamos trazer mais gente para conhecer esta cidade e este evento, que é maravilhoso e vai ficar pra sempre em nossas mentes”, destacou.

Cultura de Massa

Na 48ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras, vários artistas sergipanos e nacionais se apresentaram nos dois palcos montados na praça de eventos (PEC Éder Leite). Os shows artísticos aconteceram na sexta, sábado e domingo, com Alceu Valença, Xandy Harmonia, Unha Pintada, Márcia Fellipe, Edson Gomes, Guig Guetto, Gabriel Lacerda, Valneijós, Natanzinho Lima, Samyra Show e tantos outros.

A estrutura montada agradou aos laranjeirenses e turistas, que também presenciaram uma cidade limpa, casas, praças e monumentos históricos pintados. Tudo foi planejado e organizado para proporcionar a todos um ambiente agradável e seguro. Aliás, no quesito segurança, mais de 300 profissionais estavam envolvidos, entre policiais civis e militares, como também segurança privada.

“O 48º Encontro Cultural foi um sucesso e, sem sombra de dúvida, a maior edição de todos os tempos. Foi uma festa tranquila e segura, sem incidentes relevantes, que nos enche de orgulho. Mostramos ao mundo todo o nosso potencial turístico, cultural e arquitetônico”, disse o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca).

O gestor municipal ressaltou ainda que: “em um evento tão grandioso como esse, movimentamos a economia e geramos oportunidade de renda extra para os comerciantes locais e vendedores ambulantes, que encerraram os trabalhos de forma positiva e boas vendas. Por isso, com a sensação de dever cumprido, vamos repetir em 2024, o mesmo sucesso desta edição do encontro cultural”, acrescentou Juca.

Neste encontro cultural, a Prefeitura junto com a UNIGEL e Palco dos Sonhos inovaram. “A grande novidade desta edição foi a realização do FECPAR (Festival de Cultura e Arte dos Reis), que encantou a todos dentro da programação. O patrocínio da UNIGEL foi fundamental para alcançarmos o sucesso deste evento tão tradicional em Laranjeiras. A empresa está sendo uma grande parceira do município”, frisou o prefeito.

Foto: Íclis Lion.