Notícia
Laranjeiras realiza a 4ª Conferência Municipal de Cultura
15/09/2023 - 08:27:08

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou nesta quinta-feira, 14, a 4ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema central "Democracia e Direito à Cultura", sendo palestrada pela Diretora do Museu Theo Brandão - Maceió/AL, a Museóloga Hildênia Oliveira.

 

Foi um importante espaço aberto para discussões que foram realizados em grupos em torno de seis eixos temáticos:

1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

2 - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social

3 - Identidade, Patrimônio e Memória;

4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

 

Para cada eixo, foram apresentadas propostas de relevância dentro da temática, as quais foram aprovadas na Plenária Final e serão encaminhadas por meio do Relatório ao Estado. No total, foram 14 propostas municipais e 12 em âmbito Estadual e Federal.

 

A conferência contou com a participação da Especialista em Ensino de História Luana Bôamorte, Prof° Dra. Cristina Barroso Valença, Mestre em Antropologia Tatiane Silva, Diretora do CCSA/UFS PHD Martha Suzana e a Representante da Mandata da deputada Linda Brasil, Maluh Andrade.

 

Na conferência, também foi realizada a eleição dos dois delegados com titular e suplente, sendo os dois da sociedade civil para participarem da 4ª Conferência Estadual de Cultura.

 

"A Conferência de Cultura é muito importante. O avanço do autoritarismo, da intolerância religiosa, da destruição do meio ambiente, da violência contra os povos originários, contra a comunidade LGBTQIAPN+, enfim, o avanço do ataque sistemático às instituições e ao Estado Democrático de Direito, convoca todos nós, agentes e trabalhadores do campo da cultura, a pensar e reposicionar os pilares da democracia brasileira a partir da cultura”, ressalta Gabriel Ramon Santos Lourenço o Coordenador Geral da Conferência Municipal.