Notícia
Laranjeiras realiza neste domingo,8, festa dos lambe-sujos x Caboclinhos
05/10/2023 - 10:36:31

Neste domingo, 8, acontece em Laranjeiras o maior espetáculo de teatro à céu-aberto do mundo; a festa dos lambe-sujos x caboclinhos. A programação tem início às 4h, com a alvorada festiva. Às 9h tem a bênção dos grupos, em frente à igreja Matriz e, às 16h, acontece o ponto alto da festa, no campo do Quaresma, com o combate entre os dois grupos. Porém, a festividade cultural dura todo o dia. 

Para esta edição, a gestão municipal pretende realizar a maior festa de lambe-sujos e caboclinhos de todos os tempos, com paz e tranquilidade desde o sábado, 7. Para isso, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, vão ser disponibilizados 40 homens da Polícia Militar, mais o reforço do grupamento tático aéreo. Vale destacar também que, como em anos anteriores, por decisão judicial, os paredões na área da festa estão proibidos, tanto no sábado, quanto no domingo.

A manifestação cultural dos Lambe-Sujos é datada de 1860, bem antes da abolição dos escravos no Brasil. O folguedo é a representação da batalha de dois grupos: de um lado os Lambe Sujos, que representam os escravos e do outro os Caboclinhos, representando os índios. Com personagens bem divididos, os grupos simulam a luta para resgatar a princesa que foi raptada pelos negros.

 A festividade acontece sempre no segundo domingo do mês de outubro. Para dar mais cor à encenação, os Lambe-Sujos se pintam com carvão, mel de cabaú e usam gorro e bermuda vermelha, enquanto os Caboclinhos se pintam com tinta marrom-terra e vestem cocares. Os participantes saem pelas ruas cantando e tocando instrumentos musicais como pandeiro, tamborim e reco-reco.

Para quem assiste, é difícil sair da festa sem ser pintado, ao menos uma parte do corpo, pelos Lambe-Sujos. Pela importância histórica, a manifestação cultural faz parte do calendário folclórico de Sergipe.

 

Midiando Comunicação/ASCOM PML