Renda Irlandesa recebe apoio para permanência no cenário das artes
07/10/2022 - 12:53:00

Renda Irlandesa recebe apoio para permanência no cenário das artes

A renda irlandesa, que até pouco tempo estava ameaçada, por conta da falta de insumo no mercado brasileiro, mais especificamente no tocante à produção do lacê, sua principal matéria-prima recebe agora um importante apoio.

Através da união de forças entre o Iphan, Igreja Católica e as prefeituras de Laranjeiras, Divina Pastora, Socorro e Maruim, as rendeiras receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a doação de máquinas produtoras de lacê.

Em Laranjeiras, a Prefeitura disponibilizou para as artesãs um novo espaço mais amplo, localizado no prédio da antiga Oficina-escola (Calçadão Getúlio Vargas). No local, elas poderão produzir a matéria-prima, expor sua arte e ainda praticar o turismo de experiência, ou seja, comercializar a renda irlandesa e, ao mesmo tempo, mostrar como ela é feita.

“Nossas artesãs estão muito felizes porque agora com o apoio do Iphan e da Prefeitura de nossa cidade elas terão onde e como confeccionar a matéria-prima, produzir e comercializar a renda irlandesa, e o melhor, num espaço maior, mais arejado, com comodidade e conforto. Com isso, ganham elas e o turista que poderão vivenciar a experiência de como se produzir esta arte tão importante e significativa. Todos os esforços feitos pelo prefeito Juca valeram a pena, para que esta arte não venha cair em extinção em Laranjeiras”, disse o secretário Plácido Lyra.