EJA em Laranjeiras registra recorde de alunos matriculados em 2024
14/03/2024 - 09:56:10

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem transformando sonhos em realidade. Isso porque essa é uma modalidade de ensino que dá oportunidade às pessoas de, na maioria dos casos, entrarem pela 1ª vez em uma sala de aula, para aprender a ler e escrever ou voltar a estudar. Por isso, a Prefeitura de Laranjeiras tem investido cada vez mais na atração dos moradores para a escola, e neste ano de 2024, registrou um recorde de alunos, com mais de 2500 estudantes matriculados, nos turnos tarde e noite, em nove escolas municipais.

Este feito se deve a vários fatores, como o Busca Ativa Escolar, a melhoria da estrutura das escolas, a descentralização dos polos, que hoje abrangem o centro, bairros e povoados, com escolas mais perto das comunidades, até transporte confortável, distribuição de kits de material escolar e alimentação de qualidade. Além disso, um diferencial que só Laranjeiras tem é o PAE (Programa de Auxílio Estudantil), que repassa um valor mensal a cada aluno. A soma desses investimentos faz com que a população se enxergue dentro de uma sala de aula. Muitos pais e avós ao matricularem crianças e adolescentes, agora em 2024, também realizaram a própria matrícula.

Outros fatores importantes para o aumento do número de matrículas são a valorização e capacitação dos professores, que, com salários em dia, melhores condições de trabalho e treinamento adequados, oferecem um ensino com mais qualidade e uma linguagem mais acessível para este público específico, que utiliza o papel e a caneta como objetos de mudança de vida e realização de sonhos.

Para o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo (Juca), os dados são motivo de orgulho, já que, nunca na história do município houve tantos alunos matriculados na EJA. “Isso é um orgulho para mim, não só como gestor, mas como pessoa. É gratificante poder proporcionar oportunidades de transformação através da Educação. Muitas dessas pessoas nunca entraram em uma sala de aula e outras foram obrigadas a abandonar os estudos por diversos motivos, mas agora estão em escolas reformadas e com toda estrutura, com o seu kit escolar, transporte e alimentação de qualidade”, disse o gestor.

Juca destacou ainda que: “o investimento público faz com que a população perceba a importância da Educação como algo transformador. A escola passa a ser um ponto de encontro e muitos aproveitam não só para aprender a ler e escrever, mas também para interagir e deixar de lado a ociosidade. Ao longo da gestão investimos muito e temos muito mais a fazer. Este é o resultado de um esforço constante de toda a equipe de governo”, frisou.

Por Release Comunicação/ASCOM PML