Lambe-sujos e caboclinhos enchem de cultura e tradição as ruas de Laranjeiras
09/10/2023 - 10:33:37

Neste fim de semana, o município histórico de Laranjeiras, realizou a tradicional festa cultural dos lambe-sujos e caboclinhos, com muita alegria e segurança, neste evento, que já é considerado o maior de todos os tempos. O ponto alto da festa acontece no fim da tarde de domingo, mas desde o sábado, os integrantes dos dois grupos percorrem as casas e ruas, com o objetivo de arrecadar dinheiro para a tradicional feijoada.

Vestidos a caráter, representantes dos lambe-sujos e caboclinhos foram às ruas já nas primeiras horas da madrugada, para tradicional alvorada. Durante todo o dia, outros cortejos aconteceram, assim como, a bênção dos grupos na igreja Matriz, o rapto da princesa dos caboclinhos, as embaixadas e o combate entre os dois grupos.

A festa datada de 1860 reúne tradição e cultura e já acontece bem antes da abolição dos escravos no Brasil. O folguedo é a representação da batalha de dois grupos: de um lado os Lambe Sujos, que representam os escravos e do outro os Caboclinhos, representando os índios. Com personagens bem divididos, os grupos simulam a luta para resgatar a princesa que foi raptada pelos negros.

“Realizamos mais uma festa tranquila, com o apoio do Estado e da Secretaria de Segurança Pública, que nos disponibilizou 40 homens e mais o grupamento tático aéreo. Mais uma vez, foi uma somação de esforços de todos os envolvidos e da população, para que fizéssemos uma festa em que a palavra de ordem foi a alegria e a valorização da nossa cultura. Quem é laranjeirenses sabe o quanto ficamos orgulhosos quando a gestão se empenha e valoriza e preserva a nossa identidade. Por isso, quero agradecer a todos os envolvidos”, disse o prefeito Juca.